Projetos

Conheça os projetos dedicados à preservação da cultura dos afoxés

Projeto Acervo dos Afoxés

É um projeto idealizado por Junior Aficodé e inscrito no Chamamento Público nº12/2024DONA CADU da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (ciclo 01) realizado pelo Instituto Artístico e Cultural da Bahia – IPAC.

Descrição do Projeto

Criação de um acervo virtual com a história dos Afoxés, mapeados no Território de Identidade de Salvador e Região Metropolitana, contendo o histórico e atuação durante todo o ano dessas entidades em suas respectivas comunidades, além de fotos e ações realizadas.

 

Relevância do Projeto

Este projeto é relevante porque vai atuar como uma ação de salvaguarda do Patrimônio Imaterial afrobrasileiro que é o Desfile dos Afoxés, uma manifestação cultural que desfila principalmente no carnaval e traz em suas raízes o movimento do candomblé de rua, como forma de apresentar a cultura de Terreiros, história dos Orixás, danças, músicas, ritos e para além disso, também combater ao racismo e intolerância religiosa que acomete historicamente as religiões de matriz africanas com maior intensidade.

Sendo assim, a criação do acervo virtual dos Afoxés, irá democratizar o acesso desse bem cultural para todas as pessoas, trazendo acessibilidade, uma vez que estará disponível gratuitamente 24hs por dia, de domingo a domingo; abarcará um público mais amplo.

Sobre o Proponente

Joseval do Espírito Santo Silva Junior – Junior Aficodé

Com 37 anos, nascido em Salvador-Ba, é Conselheiro Estadual de Cultura da Bahia (2022-2026), ocupa a Presidência da Câmara de Patrimônio Histórico Artístico, Arqueológico e Natural, é produtor Cultural, preside o Afoxé Mesa de Ogãs que é reconhecido como Ponto de Cultura pelo MINC.

Formação Acadêmica

Bacharel em Serviço Social, possui Especialização em Políticas Públicas (Universidade de Brasília) e Especialização em Gestão Social do patrimônio Cultural pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Motivação do Projeto

A atuação constante do proponente nesse segmento, durante todo o ano o fez enxergar a necessidade de expandir ainda mais as ações de cada Afoxé, a beleza de seus desfiles, o cuidado com a escolha do tema, a preocupação em separar o litúrgico dos Terreiros com o que vai para as ruas sem perder a essência ancestral e principalmente a visibilidade merecida para essas entidades que têm um menor porte no cenário cultural por falta de apoio e incentivo, que na maioria das vezes são destinados aos grupos mais antigos e que já estão consolidados, todavia representam menos de 5% da totalidade de entidades que fazem Desfile dos Afoxés.

Nesse sentido, surge a idéia de utilizar as novas mídias e tecnologias para contemplar todos esses anseios mencionados, tendo como produto final a criação do acervo virtual específico para os Afoxés.

 

Participe do Projeto

Quer conhecer os grupos de afoxé? Visite nosso acervo!